Quando trabalhamos em um jogo com multiplas cenas é comum o workflow ser Editar Cena -> Voltar para a Tela inicial do jogo -> Rodar o Jogo -> Testar -> Voltar para a Cena anterior para Alterar -> ...

Como pode-se notar, esse workflow é muito grande e visando ganhar mais tempo no desenvolvimento, encontrei um script de editor muito útil para rodar da cena atual a cena inicial do seu jogo através de um atalho ou pelo item de menu, segue a fonte de onde foi encontrado e o código abaixo:

fonte: https://answers.unity.com/questions/441246/editor-script-to-make-play-always-jump-to-a-start.html

Para usá-lo, basta lterar onde está "Assets/stuff/Scenes/__preEverythingScene.unity" para o caminho da sua cena inicial e inserir em qualque pasta no projeto que se chame Editor,

se não existir crie-a. Após isso, o seguinte item no menu deve aparecer:

 

// IN YOUR EDITOR FOLDER, have SimpleEditorUtils.cs.
 // paste in this text.
 // to play, HIT COMMAND-ZERO rather than command-P
 // (the zero key, is near the P key, so it's easy to remember)
 // simply insert the actual name of your opening scene
 // "__preEverythingScene" on the second last line of code below.
 
 using UnityEditor;
 using UnityEngine;
 using System.Collections;
 
 [InitializeOnLoad]
 public static class SimpleEditorUtils
     {
     // click command-0 to go to the prelaunch scene and then play
     
     [MenuItem("Edit/Play-Unplay, But From Prelaunch Scene %0")]
     public static void PlayFromPrelaunchScene()
         {
         if ( EditorApplication.isPlaying == true )
             {
             EditorApplication.isPlaying = false;
             return;
             }
         EditorApplication.SaveCurrentSceneIfUserWantsTo();
         EditorApplication.OpenScene(
                     "Assets/stuff/Scenes/__preEverythingScene.unity");
         EditorApplication.isPlaying = true;
         }
     }

Salve Galera Beleza?


Esto aqui dessa vez para compartilhar uma dica com vocês. Essa dica é sobre como eu implementei a sequencia da história no jogo Caapora Adventure.

O que é o padrão de projeto Singleton ?

O Singleton é um padrão de projeto ou design pattern do tipo criação que garante que haverá uma única instância para um tipo de objeto. Tal design pattern pode ser útil  no desenvolvimento de jogos para garantir instancias únicas de objetos como GameManager, Inventory, CoinManager e etc. 

 

Fala galera, beleza?

Hoje eu vou falar para vocês sobre uma ferramenta que conheci no livro Level Up! The Guide to Great Video Game Design de Scott Rogerse  e que acho extremamento útil para o processo de game design do seu jogo, principalmente se for um jogo com escopo grande, para quem tiver interesse o livro pode ser comprado em: